ESPELHO da tranquilidade baiana!

Nosso feriado da independência deste ano foi especial para dizer o mínimo. Praia do Espelho – Bahia!!!!!!!! E o melhor: poder comemorar o meu aniversário sob o céu estrelado desse lugar mágico!

esp_01.jpg

Ficamos na Fazenda Calá, de João Calazan, artista plástico, que nos recebeu calorozamente, assim como o sol naquela manhã…

esp021.jpg

esp_03.jpg

Café da manhã no terraço da casa principal não tem preço!

esp_cafe1.jpg

Depois descemos a falésia até nosso bangalô: 06.

esp_casa011.jpg

esp_casa02.jpg

A vista da janela é inacreditável! O riozinho e ao fundo a praia! Tem gente que prefere ficar mais próximo à casa sede onde estão o restaurante e sala de TV, porém estar em frente à praia e ouvir as ondas na madrugada são experiências únicas. E o que seria um problema (a falta de pessoas por perto no caso de precisar de algo à noite) se tornou uma prova da tranquilidade e confiança do pessoal da Fazenda: o próprio Calá nos ofereceu achave do bar da praia!!!!!!! E o mais engraçado foi caminhar no escuro ABSOLUTO procurando o buraco da fechadura!!! rs

esp_casa03.jpg

O quarto mega romântico, numa arquitetura “grega” branca e por todos os lados, os trabalhos de João Calazan. A Reny que cuidava do nosso quarto garantia todos os dias essa arrumação caprichada com flores e toalhas fresquinhas! Obrigada!

casinhas.jpg

Valeu muito conhecer o atelier de Calá, assim como perceber a admiração que o pessoal que trabalha na fazenda tem por ele! (as casinhas acima estão aplicadas no tampo da nossa mesa de café da manhã).

E como não poderia faltar, amolçamos a moqueca do Cláudio. Não existe cardápio, simplesmente peça o que te vem à cabeça que será providenciado!

esp_moqueca.jpg

(essa mesinha é estratégica! E a farofa de banana, essencial!)

O bar tem uma vista MARAVILHOSA, bem de frente ao mar e rio. Em alta temporada deve ter alguém que fique o dia todo, mas no nosso caso, bastava abrir a geladeira, pegar a geladinha e marcar no bloquinho que ficava no balcão.

esp_bar01.jpg

esp_bar02.jpg

esp_bar03.jpg

Essa coca cola acima eu trouxe comigo. Foi meu “berimbau”! Mas valeu muito a pena.

esp_p01.jpg

A Praia do Espelho…. caminhando, cavalgando, observando… LINDA de qualquer ângulo! A areia fofa sem pegadas, virgem principalmente no canto direito onde está a Fazenda Calá.

esp_p021.jpg

esp_p03.jpg

esp_p04.jpg

Foto acima foi tirada da Pousada do Baiano, figura famosa do Espelho que nos recebeu de braços abertos. Como a maquininha do cartão de crédito não funciona há 4 meses, “penduramos” nossa conta até o dia que fomos embora…

CLARO que tomamos as irresistíveis caipiroskas de lima, “beliscando” um peixinho grelhado que só tem lá… E atendendo às dicas, fomos celebrar meu aniversário num almoço caprichado por lá.

esp_baiano01.jpg

esp_baiano02.jpg

esp_baiano04.jpg

esp_baiano03.jpg

Fomos cavalgar pela praia, que é um MUST DO no Espelho. Pegamos o Tiago como guia e os 2 cavalos na Fazenda.

esp_rio.jpg

O riozinho gelado é providencial no calor baiano! Além de curar qualquer preguiça!

Vale fazer o passeio de caiaque pelo manguezal. O pessoal da fazenda limpa regularmente os troncos que caem para abrir caminhos pelo rio desde a praia até a entrada.

esp_caiaque.jpg

esp_rio02.jpg

E, claro, fomos no restaurante da Silvinha. Batemos o maior papo com a Silvinha. E simplesmente AMAMOS os pratos!

esp_silvinha.jpg

E agradecemos à todos que fizeram parte desse momento tão especial, as pessoas ímpares que encontramos nesta viagem, a nossos novos amigos Pedro e Ana, ao Tiago, Reny e Cláudio da Fazenda, e claro, ao Calá pela simpatia e receptividade.

Quem gosta de lugares paradisíacos repletos de bom gosto e criatividade, não deixe de ir ao Espelho… (e se chamar, a gente vai de novo! rs)

Anúncios

33 Respostas to “ESPELHO da tranquilidade baiana!”

  1. Netto Says:

    Uma curiosidade q eu tenho, como é a temperatura da água do mar na bahia ? Tenho muita vontade de conhecer essa região…… Belo post parabens

  2. Paulo e Ana Says:

    Olá, Netto

    Pelo que conheço da Bahia as águas são mornas, especialmente no Espelho pela formação de rochas na praia. Desta vez que fomos, o tempo estava um pouco instável com ventos sudeste, o que deixou o mar meio mexido, mas normalmente é piscina azul!
    Outro lugar que recomendo na Bahia é Itacaré (pertinho de Ilhéus). Também as praias são MUITO lindas e mornas!

    Abraços

    Ana

  3. Rosa Says:

    A minha curiosidade é quanto fica um feriado prolongado desses.
    Tem coisas que são Mastercard – não têm preço – mas a gente precisa medir a água e o fubá pra ver se pode fazer. Deu muita vontade…

  4. Ernesto Says:

    Belo lugar, parabens pelas fotos….

  5. Carmen Says:

    Ana e Paulo,
    vocês son unos alumnos de ricardo freires muito avantajados.
    Parabéns por o texto e também por as fotos. Son magníficas.
    É um bom post!!!

  6. Ana Claudia Says:

    Olá Ana,

    Em Itacaré, vcs se hospedaram em que pousada?

  7. Majô Says:

    Paulo e Ana,

    Amei esse post, me senti lá !! A natureza linda com o bom gosto da simplicidade.
    Parabéns atrasados pelo niver e pelas fotos bacanérrimas. 😉
    Vou linkar o blog de vocês, ok ?

  8. Lucia Malla Says:

    Q delícia de lugar!… Deu saudade e vontade de voltar, com as fotos q vcs puseram. Beijos!

  9. Paulo e Ana Says:

    Rosa, a diária saiu 330,00 neste bangalô que vc viu, porém existem outros preços, agora no espelho tudo é mto caro, até mais que trancoso.

    Ernesto, deve conhecer, vale a pena!!!

    Carmen, estou esperando teu blog tb!!!

    Lucia, realmente o lugar é ma’gico, ano que vem voltamos!!!!

    Paulo

  10. Rosa Says:

    Paulo,
    esse preço é diária com cm, ou mp? No Toque, nós pagamos 460 reais, janeiro de 2007, o café da manhã era nosso almoço e depois era só jantar, valeu muito a pena, vamos repetir. Como o Riq ensinou, quando vale a pena, mas ainda assim é caro pro nosso bolso, a gente fica em um lugar mais simplesinho e passa o fim de semana no lugar dos sonhos, é uma combinação perfeita.

  11. Emília Says:

    Meninos, adorei as fotos, que lugar maravilhoso…sem comentários, tudo demais: a pousada, o Baiano, a Silvinha…
    Ficou bacaníssima!
    Aliás…parabéns, Ana! 😀

  12. Paulo e Ana Says:

    Oi, Ana Cláudia,

    Em Itacaré ficamos no Itacaré Village http://www.itacarevillage.com.br (Vilas de São José) na praia de São José. Existe pelo hotel um acesso paraa Prainha, que é absolutamente LINDA!

    E Majô e Emília, obrigada pelos parabéns!

    E pessoal, estamos preparando um post de Barcelona e outro de Paris.

    Bjs

    Ana

  13. Says:

    Ola Paulo,

    Fomos para a Grecia de Olympikus Airlines, vôo Paris – Atenas (moramos em Paris). Dai do Brasil não sei dizer, possivelmente teria que fazer alguma conexao em outra cidade. Se vcs vierem no verão, sugiro comprar a passagem o quanto antes para pegar os menores preços. Nos compramos com 5 meses de antecedencia e ja pagamos caro!

    Minha dica Easycruise: em algumas ilhas o Easycruise oferece um traslado para algumas praias. Nem sempre vale a pena. Nos portos tem sempre onibus que levam os turistas para as diferentes praias das ilhas, por um preço bem mais interessante que o traslado do barco (em geral 1,5 euro). Leve um bom guia que te dê todas essas informações.

    Aproveitem para passar pelo menos uns 2 dias em Atenas, vale a pena.

    Parabéns pelo blog, as fotos são lindas!

    Boa viagem!
    Abraços,
    Adelia

  14. Meilin Says:

    Oi, Ana & Paulo, eu tb já passei um níver por lá (aliás, níver, ano-novo, carnaval…) mas qdo eu conheci, era apenas uma praia com uma família de pescadores e oito casinhas. Taí um caso em que o progresso fez bem à paisagem. No tal níver que passei lá, já existia o restaurante no outeiro das Brisas e tinha um chef italiano mucho loco que fez um menu surpresa com uma sobremesa indecifrável, porém deliciosa. I-nes-que-cí-vel…Imagino que continue assim, né?

  15. GiraMundo com Jorge Bernardes Says:

    Acaba não mundão… Lindo lugar, vocês têm ótimo bom gosto na escolha da hospedagem. Sempre.

  16. Ernesto Says:

    Paulo e Ana

    Voltei de Sao Francisco! Dicas gastronomicas especiais, nao tenho tantas. Gostei de alguns vietnamitas, um deles era no final da Van Ness, perto do porto, outro era um restaurante de peixas com o nome da “farol alguma coisa” no porto. Eu particularmente achei bem economico, e gostoso ( eu pariticularmente nao gosto da tipica comida americana) comer num supermercado chamdo Berckey Farms, que esta num subsolo, num grandae Shopping ao lado da Powel Street, e tem acesso pelo Metro deles que se chama Muni ( estacao Powel ). Este e um quilo, com saladas e otimos peixes, e se gasta entre 10 e 15 dolares numa otima e saudavel refeicao, que voce pode comer na praca de alimentacao do Shoping, que e no lado . Nao recomendo alugar carro em Sao Francsico, os estacioanemtos sao caros, chegam a 50 dolars por dia, com uma media de 20, compre um passe de onibus, para 3 ou 7 dias conforme a necessidade, pois ele da direito ao uso ilimitado do bonde. Nao deixem de ir no museu do bonde, e no museu naval no cais. Acho que voces vao gostar do Asian Museu. Se gostam de andar de bicicleta, vale um dia no Golden Gate Park ( mas alugando no parque, e perto dos pedalinhos), e um com a Golden Gate, e Sansualito ou Tiburon, e voltando de barco. Alcatraz esta muito cheio, recomendo a voces comprarem o tiket aqui mesmo do Brasil, pela internet, pois na hora, nao havia lugar. Se curtirem musica classica, sexta e sabado ha concertos, e se vendem barato os lugares que sobram. Eu, infelizmente nao tive tempo de fazer todos os passeios que gostaria mas recomendo ir a Yoimete, ai sim de carro ( bons precos nas empresas Trilfy, Entrerprise e Dollar, recomendo especialmente as 2 primeiras com bons precos e carros mais novos, nao esqueca de fazer o seguro completo), mas reservando pelo menos 3 dias para o parque, sendo que o ideal sao pelo menos 2 dentro do parque. Como alternativa mais em conta para as hospedagens dentro do parque, recomendo a Cidade de Mariposa, pelo menos para 1 noite. Nunca pegue as excursoes de 1 dia, que devem ser um tremendo programa de indio, com 7 horas de viagem, para 2 no parque. Espero ter ajudado um pouco, mas se quiserem mais dicas me escrevam no e mail… Boa viagem para voces!!!

  17. Ernesto Says:

    Ah, sim se precisarem do guia emprestado, esta a disposicao!!

  18. Paulo e Ana Says:

    Obrigado Ernesto pelas dicas, com certeza iremos adorar e precisaremos de vc mais vezes, um abraço

  19. Ernesto Says:

    Paulo e Ana : boa viagem, aguardo os post!

  20. Marcio Says:

    Paulo,

    Não tem o que falar dessa praia. O nome ou como é conhecida entre os bahianos já diz tudo. Espelho do paraíso.!!

    Muito legal o blog e ví que a turma toda passou por aqui. Estou linkando lá no A Janela Laranja!

    Abs!

  21. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Passei por aqui de novo para lhe desejar um NATAL maravilhoso, repleto de paz, saúde, harmonia e felicidades.

    Aproveito para lhe convidar a visitar o FATOS & FOTOS de Viagens e ver o primeiro capítulo da matéria “INVERNO na CRISTA da ONDA – Dezembro no Havaí”, com fatos e fotos ao vivo!

    Abraços, te vejo lá!

  22. NIVIA Says:

    OI,
    PAULO E ANA
    OLHA VCS ENCHEM OS NOSSOS OLHOS COM TANTA BELEZA,QUE DÁ UMA VONTADE IMENSA DE ESTAR LÁ TB…
    PARABÉNS PELAS FOTOS!!
    E AINDA NOS MOSTROU O Q UE HÁ DE GOSTOSO DA COMIDA BAHIANA,QUE CHEGOU A DAR ÁGUA NA BOCA…..
    BEIJOS

  23. PATRICIA Says:

    Olá…eu e meu marido estamos a fim de conhecer esta praia maravilhosa tão sugerida por vcs.Somos do interior de São paulo e por gentileza,será que vc poderia nos fornecer o telefone deste lugar aonde se hospedou? Se tiver mais alguma sugestão tbem aceitamos.Muito obrigada e aguardamos anciosos a resposta.

  24. Paulo e Ana Says:

    Patricia,

    Segue link do hotel http://www.fazendacala.com.br

    Vale a pena passar dois dia em trancoso e 2 no espelho se vcs não conhecem nehum dos dois lugares

    abs

    Paulo

  25. CARLOS ALBERTO ROSSI Says:

    HOJE, 29/10, VIAJANDO EM PENSAMENTO PARA A PRAIA DO ESPELHO, ENTREI NA INTERNET E ACABEI NESTA FAZENDA CALA. MUITO LINDA, ASSIM COMO O LUGAR ONDE JA ESTIVE 2 VEZES SOMENTE PARA PASSAR O DIA, POIS ESTAVA HOSPEDADO EM PORTO SEGURO.
    ESTAVA JUSTAMENTE PENSANDO QUE GOSTARIA DE ESTAR HOSPEDADO POR AI.
    QUEM SABE UM DIA AINDA ACABO FICANDO ATÉ MESMO NESTA FAZENDA.
    UM ABRAÇO À TODOS DA PRAIA DO ESPELHO E AOS VISITANTES.

  26. Priscila Says:

    Paulo e Ana, também vou fazer a mesma coisa que vocês fizeram, Passar meu aniversário no Paraíso da Bahia. Porém vou ficar hospedada em Trancoso e só vou ao Espelho passar o dia, gostaria muito de fazer cavalgada na praia e gostaria de saber onde posso conseguir guia e cavalo?

  27. Gute Brandao Says:

    Realmente este local eh fantastico, praias sao incriveis e o mergulho supernatural. Tive algum problema com a comida de alguns locais, cara e mal feita na maioria das vezes , mas vale a pena ir ao Espelho.Abracao. Brandao.

  28. Paulo Futami Says:

    Gute,

    Obrigado pelo post, realmente as vezes vc se decepciona na Bahia e principalmente no sul, mas estamos na BAHIA!!!! e tudo fica bem no final meu rei!!!

    abs

  29. marcelo Says:

    Ola Paulo e Ana, Gostei do blog de vcs..Parabens! Estou indo para o Espelho em Janeiro, mais estou na duvida onde ficar..achei legal a fazenda cala mais fiquei na duvida entre a fazenda e a pousada do Baiano!! Pelo que vi no site a do Baiano parece ser mais pe na areia..gostaria da ajuda de vcs!! Obrigado..Marcelo.

  30. Claudia Nella Says:

    Caros Ana e Paulo, embora muitos anos depois, tomo a liberdade de indagar, por óbvio interesse: como é possível contatar, para reserva, o pessoal da Fazenda Calá? A segunda quinzena de Junho é época boa para passar uns dias por lá?
    Antecipadamente, muitíssimo obrigada pela resposta. Claudia, desde o Rio de Janeiro.

  31. Paulo e Ana Says:

    Olá, Claudia
    O inverno no Nordeste costuma ser chuvoso, mas nao sei especificamente na Bahia.
    Fizemos reserva ligando lá diretamente, via telefone. Assim conseguimos fazer alguns pedidos, tipo, ficar numa das cabanas na praia mas proximo ao bar que atende esta área.

    Abs e obrigada pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: